Dia Mundial da Saúde: ANS reforça a importância da prevenção e da qualidade de vida

ANS

Comemorado anualmente em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é um momento importante para refletirmos sobre hábitos e cuidados que promovem mais saúde e qualidade de vida para toda a população. Nesse contexto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aproveita a data para destacar que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos na preservação da nossa principal máquina: o corpo humano.

Entre as práticas essenciais estão o acompanhamento clínico regular, a prática frequente de atividades físicas, uma alimentação equilibrada e o tratamento adequado de doenças crônicas. Esses cuidados são fundamentais para prevenir ou evitar a progressão de problemas de saúde.

“A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável, e as operadoras de planos de saúde têm papel fundamental no cuidado integral à saúde dos beneficiários. Por isso, a ANS incentiva a criação de programas voltados à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida dos usuários”, destaca o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.

Atualmente, a ANS possui 650 programas cadastrados de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças, que atendem mais de 2,3 milhões de beneficiários de planos de saúde. Esses programas abrangem diversas linhas de cuidado: saúde do adulto, do idoso, da mulher, da criança, do adolescente, do homem, saúde bucal, mental e da pessoa com deficiência física.

“Grande parte desses programas tem como foco o enfrentamento de fatores de risco associados a doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão e câncer. Nosso objetivo é ampliar ainda mais a oferta de projetos voltados à gestão da saúde, com resultados concretos para os pacientes”, afirma Mauricio Nunes, diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS.

Além de fomentar essas iniciativas, a Agência também promove ações voltadas ao aprimoramento da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras, como é o caso da Certificação em Boas Práticas em Atenção Primária à Saúde (APS).

Lançado em 2018, o programa de certificação adota um modelo inovador, centrado na atenção primária como porta de entrada preferencial no sistema de saúde. A certificação é concedida às operadoras que implementam redes de atenção ou linhas de cuidado validadas por entidades acreditadoras reconhecidas pela ANS.

#VallorBenefícios #SaúdeÉPrioridade #ANS #PromoçãoDaSaúde #Prevenção #QualidadeDeVida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

keyboard_arrow_up
×