Um dos principais tabus entre grande parte dos homens em todo o Brasil, o câncer de próstata ainda é cercado de preconceito e polêmicas a seu respeito. Perdendo apenas para o câncer de pele, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum em homens no país. Esse texto busca, de forma didática e científica, trazer a relevância necessária para que a prevenção da doença seja realizada de uma forma mais consciente, solucionando dúvidas e esclarecendo a importância da campanha Novembro Azul.
O QUE É A PRÓSTATA?
É uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.
INCA, imagem exemplificativa do aparelho reprodutor masculino. 2019.
Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-prostata-vamos-falar-sobre-isso
O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?
As menores partes do corpo humano são as células. Ao longo da vida, as células se multiplicam e substituem as mais antigas por novas. Entretanto, em alguns casos, estas células podem se desenvolver desordenadamente e de forma descontroladas, formando tumores que podem ser benignos ou malignos.
O câncer na próstata, na grande maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a se evidenciar durante a vida e nem a causar ameaças à saúde do homem. Em outros casos, o crescimento pode acontecer de forma acelerada, espalhar-se para outros órgãos e levar o paciente ao óbito.
QUAIS FATORES PODEM AUMENTAR O RISCO DE TER CÂNCER DE PRÓSTATA?
- IDADE: O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
- HISTÓRICO FAMILIAR: hereditariedade é um outro fator considerável. Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
- SOBREPESO E OBESIDADE: estudos mais recentes apontam uma maior propensão à doença em homens com peso corporal elevado.
É POSSÍVEL PREVINIR O CÂNCER DE PRÓSTATA?
Sim! Adotar várias práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer, como manter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS?
O câncer de próstata pode não apresentar sintomas em sua fase inicial, todavia, quando apresenta, os mais comuns são:
- Dificuldade de urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Estes sinais ou sintomas também podem acontecer no caso de doenças benignas. Por exemplo:
- Hiperplasia benigna da próstata: é o aumento benigno da próstata. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.
- Prostatite: é uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.
Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata.
QUAIS EXAMES SÃO UTILIZADOS PARA INVESTIGAR O CÂNCER DE PRÓSTATA?
Exame de toque retal: utilizando uma luva lubrificada, o médico introduz o dedo no reto do paciente e palpa as partes posterior e lateral da próstata afim de avaliar sua forma e textura.
Exame de PSA: ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO (PSA) é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Quando diagnosticado níveis altos dessa proteína, podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
QUAL EXAME CONFIRMA O CÂNCER DE PRÓSTATA?
Para que seja dado um diagnóstico preciso, é necessário realizar uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
HOMENS SEM SINTOMAS PRECISAM REALIZAR OS EXAMES PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA?
Não há um consenso médico a respeito disso. Muitos médicos acreditam que a realização dos exames é interessante para a saúde do paciente, já outros médicos discordam.
Pode-se citar como benefícios na realização dos exames a identificação do câncer de próstata logo no início da doença, aumentando a chance de sucesso em seu tratamento. Tratar o câncer de próstata em sua fase inicial pode evitar que o mesmo se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada.
Sobre os riscos na realização dos exames está a ansiedade e estresse em que o paciente é levado a sentir ao ter um resultado que indica câncer, mesmo não sendo, necessitando de novos exames, como a biópsia. Ademais, o tratamento pode causar impotência sexual e incontinência urinária ao tratar um câncer que não evoluiria nem ameaçaria a vida do paciente.
Salienta-se que os riscos desses exames estão relacionados às consequências dos seus resultados e não à sua realização.
NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA
Iniciado em 2011 pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, a campanha Novembro Azul se transformou em uma promoção à saúde do homem em todo o país, que ao contrário do que muitos pensam, não é uma campanha internacional, e sim criada pelo Brasil. Inspirados pelo Dr. Erik Roger Wroclavisk, urologista, diagnosticado com um câncer de próstata e que, antes de falecer, sensibilizou a todos ao criar uma instituição para conscientizar os homens a cuidar da saúde, a campanha buscar promover o entendimento e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina em todo o Brasil.
O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde, não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata. Procure conhecer os riscos e os benefícios que envolvem a realização desses exames de rotina e converse com o profissional de saúde para decidir se deseja ou não os realizar. A saúde é um direito da população e dever do Estado. A Vallor Administradora de Benefícios apoia esta causa!
Data: 06/11/2023
Revisão Técnica:
Autor: Pedro Mandella.
Equipe de Comunicação e Marketing da Vallor Administradora de Beneficios.
FONTE:
Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? | INCA – Instituto Nacional de Câncer;